Piracicaba, 25 – As atividades de plantio de melancia da safra principal 2019/20, na região de Marília/Oscar Bressane (SP), já estão próximas do encerramento. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, restam apenas algumas roças a serem plantadas – as quais devem ser semeadas até o início de agosto. O calendário de semeio da região era esperado para se iniciar em junho, mas a maioria dos produtores optou por realizar neste mês, devido ao clima seco do mês passado.
Produtores paulistas foram surpreendidos por uma frente fria no início de julho, o que pode atrasar ainda mais o calendário de colheita, devido ao desenvolvimento desacelerado.
Em relação à região de Itápolis (SP), agentes apontam que o plantio será levemente antecipado, com atividades previstas para o começo de agosto – antes, a previsão era de início na segunda quinzena do mês. Vale ressaltar que há expectativa de recuperação da área plantada em São Paulo em relação à safra 2018/19, o que deve resultar em maior volume de melancia neste ano.
Fonte: hfbrasil.org.br