Piracicaba, 07 - As cotações da melancia registraram queda em Encruzilhada do Sul (RS) nesta semana (03 a 07/02), enquanto em Teixeira de Freitas (BA) tiveram leve alta. A graúda (>12 kg) foi comercializada a R$ 0,38/kg no Rio Grande do Sul, 6% inferior à semana passada. Já na Bahia, a de mesmo calibre foi cotada a R$ 0,39/kg, aumento de 4% no mesmo comparativo.
Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, o início das atividades em Bagé (RS) não afetou significativamente o volume de fruta a nível nacional. Entretanto, para o mercado local observou-se impacto, levando ao recuo em Encruzilhada do Sul. Ao contrário deste cenário, a oferta em Teixeira de Freitas foi menor nesta semana – devido à finalização da colheita em algumas lavouras da 1° parte da safra –, o que possibilitou o aumento.
Vale ressaltar que a demanda pela melancia tem sido fraca nos centros consumidores, devido às chuvas de verão (enfraquecendo o mercado). Para as próximas semanas, o maior ritmo de colheita – tanto na Bahia quanto em Bagé – pode pressionar as cotações.
Fonte: hfbrasil.org.br