Piracicaba, 25 – Com a intensificação da colheita da safrinha paulista em março, nas roças de Marília/Oscar Bressane e Itápolis, as melancias têm se desvalorizado significativamente. Na parcial do mês (até dia 22), os preços médios em São Paulo foram de R$ 0,37/kg para a melancia graúda (>12 kg) – o menor preço para o mês de março desde 2015.
Já em relação a março de 2018, as frutas se desvalorizaram em 24,5%. A queda é reflexo da boa oferta em março, aliada à demanda fraca nos principais centros consumidores (atípica para o período).
Em termos de volume, além da intensificação da colheita nas praças de São Paulo, vale lembrar que os trabalhos também estão em andamento em Bagé (RS) e em Teixeira de Freitas (BA). Nesta última praça, o clima mais firme permitiu boa produtividade, resultando em grande disponibilidade de frutas no mercado em março.
Já em relação à demanda no período, as chuvas mais constantes e temperaturas amenas reduziram a comercialização, especialmente em São Paulo, um dos principais centros consumidores – impactando negativamente os preços em todo o País.
Fonte: hfbrasil.org.br