Piracicaba, 14 - O preço da melancia registrou nova queda em Uruana (GO) nesta semana (10 a 14/06), sendo a quarta desvalorização consecutiva. As justificativas são o aumento de oferta nas lavouras e as baixas temperaturas no Sudeste, que restringem a demanda pela fruta.
Segundo colaboradores do Hortifrúti/ Cepea, a oferta da melancia graúda ganhou ainda mais ritmo nesta semana, devido ao aumento na temperatura em Uruana, ajudando no seu desenvolvimento. No entanto, produtores ainda relatam falta de caminhões para o transporte, agravando ainda mais o acúmulo de frutas na roça. Outro cenário relatado por muitos agentes é que, com a alta amplitude térmica (noites frias e dias quentes), muitas melancias estão com a polpa trincada, reduzindo o seu valor comercial.
Nesta semana, a graúda (>12 kg) foi vendida na média de R$ 0,90/kg em Uruana, queda de 16% em comparação com a semana passada. Para a próxima, a demanda poderá ser favorecida pelas temperaturas mais altas, porém o fato de ser segunda quinzena do mês pode ser um limitante a grandes crescimentos de demanda.
Fonte: hfbrasil.org.br