Piracicaba, 19 - As cotações da melancia seguiram em baixa nesta semana (15 a 19/07) tanto em Goiás quanto no Tocantins. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, o clima frio em São Paulo, principal centro consumidor de ambas as praças, tem enfraquecido significativamente a demanda pela fruta. Segundo o Inmet, a temperatura média dos últimos dias ficou próxima dos 15°C em São Paulo.
Agentes apontam, inclusive, que os preços já estão se aproximando dos custos de produção, o que pode comprometer a rentabilidade dos produtores neste mês. Em Uruana (GO), o preço médio da graúda (>12 kg) foi de R$ 0,43/kg, valor 16,3% inferior ao da semana passada, enquanto em Lagoa da Confusão (TO) ficou em R$ 0,40/kg, queda de 20%.
Para as próximas semanas, espera-se um aumento do volume ofertado, já que a colheita em Uruana deve se intensificar em agosto, enquanto no Tocantins as atividades de colheita se mantém. Quanto à temperatura, a previsão é de leve aumento em São Paulo, segundo a Climatempo, o que pode aquecer a demanda.
Fonte: hfbrasil.org.br