Piracicaba, 25 - Pela 3ª semana consecutiva, as cotações da melancia fecharam em alta (21 a 25/10). A graúda (>12 kg) de Uruana (GO) foi comercializada a R$ 0,75/kg, 11,2% superior à semana passada; já a de Marília/Oscar Bressane (SP) foi cotada a R$ 0,68/kg, 14,4% acima na mesma comparação. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a valorização (tanto em Goiás quanto em São Paulo) é resultante da oferta restrita da fruta.
Ao longo do mês, o volume colhido pela praça goiana tem diminuído, visto que a safra 2019 está a ponto de ser encerrada. Enquanto isso, devido aos menores rendimentos e menor área desta safra 2019/20, a colheita na praça paulista também deve ser encerrada nas próximas semanas, dando lugar à região de Itápolis (SP). Por outro lado, produtores apontam que a qualidade da melancia paulista melhorou nesta semana; no entanto, a fruta goiana atingiu maiores calibres.
Para os próximos dias (28/10 a 1º/11), espera-se que a oferta se reduza ainda mais; no entanto, o período de final de mês pode enfraquecer a demanda, mantendo as cotações.
Fonte: hfbrasil.org.br