Piracicaba, 05 – Com a negociação de nova política de exportação entre o Mercosul e a União Europeia, produtores de Almeria, na Espanha, se preocupam com o volume de melancias que poderá ser enviado pelo Brasil. Segundo notícia do portal Fresh Plaza, as novas negociações envolveriam maior abertura do mercado europeu para os países do bloco sul-americano.
Com isso, a produção brasileira de melancia se mostra com grande potencial fornecedor, por ocupar o posto de segundo maior exportador à União Europeia, considerando os países de fora do bloco. Além disso, as cotações da melancia espanhola poderiam ser pressionadas, já que, além dos fornecedores de outros países, a oferta na Espanha deve se elevar por conta do aumento de área de melancia em detrimento da de melão.
A negociação entre os dois blocos econômicos já ocorre há quase 20 anos. Apesar do longo tempo e dos obstáculos para o fechamento do acordo comercial, notícias indicam que nunca se esteve tão próximo de um tratado. As resistências ao fechamento do acordo viriam, principalmente, de produtores franceses de carne, que temem a concorrência com o Brasil.
Fonte: Fresh Plaza