Piracicaba, 29 – A safrinha paulista de melancia de 2019 deve ser finalizada nos próximos dias. Após o encerramento das atividades em Marília/Oscar Bressane (SP), em meados deste mês, restam apenas algumas roças em Itápolis (SP).
Segundo colaboradores consultados pelo Hortifruti/Cepea, apesar de a menor oferta em abril ter impulsionado as cotações – a melancia graúda (>12 kg) foi comercializada, em média, a R$ 0,85/kg em abril, elevação de 98% frente à de março, de R$ 0,43/kg – grande parte dos produtores considera esta safrinha insatisfatória. Isso porque os preços operaram, na maior parte da temporada, muito próximos aos custos de produção, especialmente durante o período de maior oferta de frutos.
Além disso, com as chuvas de fevereiro e março e a elevada incidência de viroses, produtores foram obrigados a aumentar as pulverizações – fator que elevou os custos e reduziu a produtividade. Apenas melancicultores que concentraram as atividades em abril (durante o pico de preços) ou que obtiveram maior produtividade conseguiram melhores margens nesta temporada. Este cenário, por sua vez, pode limitar os ânimos para a safra principal de 2019/20.
Fonte: hfbrasil.org.br