×
Melancia
Abril 13, 2023
MELANCIA/CEPEA: Safra 22/23 se encerra com menores embarques, mas receita sobe
Atraso dos plantios e dificuldades logísticas impactam no desempenho

Por Thomas Brigato e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELANCIA/CEPEA: Safra 22/23 se encerra com menores embarques, mas receita sobe Ver fotos

Piracicaba, 13 – A temporada 2022/23 de exportação de minimelancias se iniciou, em agosto/22, de forma conturbada. Os embarques foram lentos no começo, reflexo do atraso nos plantios (tanto pela dificuldade no fechamento de contratos internacionais quanto pelas chuvas) e dos entraves logísticos, principalmente alto custo do frete marítimo.

Segundo dados da Secex, o Brasil embarcou 102 mil toneladas de agosto/22 a março/23, recuo de 13% frente ao mesmo período da safra anterior. Em receita, foram arrecadados quase US$ 62 milhões, avanço de 15% na mesma comparação. Esse aumento em dólares é reflexo do maior preço médio da melancia – ainda assim, exportadores comentam que as margens não foram superiores nesta safra, já que os custos de produção também subiram bastante.

Mesmo com o menor volume exportado nessa campanha, produtores continuam animados com o aumento da demanda europeia pela minimelancia brasileira, e esperam menores dificuldades, principalmente logísticas, para a próxima safra de 23/24.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
2022/23
embarques
exportação
frete
logística
melancia
minimelancia
plantio
safra