Piracicaba, 03 – A safra de melancias na praça de Uruana (GO) iniciou-se em abril, porém de maneira lenta, se intensificando a partir da última semana do mesmo mês. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, espera-se que até dia 5 de maio as melancias goianas cheguem aos mercados de maneira mais intensa, com qualidade elevada.
De acordo com produtores da região, as frutas se desenvolveram em um período em que o calor foi intenso e houve pouca chuva, ideal para o cultivo da melancia – precipitações foram mais frequentes nas lavouras nas últimas semanas, mas sem grandes impactos.
Com clima favorável, melancicultores estão esperando produtividade elevada, podendo chegar a 44,3 toneladas por hectare e, com preços firmes, estão animados com esse começo de safra. O custo por hectare no início da safra se manteve elevado, ao redor de R$ 0,73/kg. Isso se deve principalmente às chuvas recentes, necessitando mais aplicações de defensivos. Ainda assim, os preços elevados foram suficientes para garantir margem positiva aos produtores em abril: a rentabilidade por quilograma fechou em R$ 0,74/kg.
Fonte: hfbrasil.org.br