×
Melancia
Abril 11, 2022
MELANCIA/CEPEA: Temporada 21/22 de exportações se encerra e renova desempenho recorde
Exportadores enfrentaram desafios logísticos nesta safra

Por Lucas de Mora Bezerra e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELANCIA/CEPEA: Temporada 21/22 de exportações se encerra e renova desempenho recorde Ver fotos

Piracicaba, 11 – Problemas logísticos (em virtude da menor disponibilidade de contêineres e navios) marcaram a safra 2021/22 de exportação de melancias. Além desse fator, os primeiros embarques foram prejudicados pelo atraso nos plantios no Brasil, diante da dificuldade no fechamento de contratos no final do primeiro semestre do ano passado – frente a entraves no repasse dos custos de produção aos preços de negociação.

Apesar disso, durante o período de embarques, o volume de melancias destinadas ao exterior bateu novo recorde, principalmente por conta da demanda europeia aquecida. De fato, entre agosto do ano passado e março deste ano, foram exportadas pouco mais de 118 mil toneladas da fruta, 9% a mais do que na safra anterior. A receita também foi superior, registrando aumento de 19% no mesmo comparativo, movimentando US$ 58,3 milhões. No entanto, vale ressaltar que mesmo com a maior arrecadação, o aumento nos custos de produção pode ter diminuído as margens dos exportadores.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
europa
exportação
fechamento de contratos
logística
melancia
receita
recorde
safra 2021/22
volume