×
Melancia
Setembro 20, 2024
MELANCIA/CEPEA: Termômetros em queda limitam cotação na roça
Graúda recua 8,7% na semana em Uruana

Por Nicole de Goes, Lucas de Mora Bezerra e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELANCIA/CEPEA: Termômetros em queda limitam cotação na roça Ver fotos

Piracicaba, 20 - O preço da melancia recuou nesta semana (16 a 20/09) em Uruana (GO). Segundo colaboradores do Hortifrúti/Cepea, essa nova desvalorização se deve à queda nos termômetros nos principais centros consumidores (Sul e Sudeste), o que vem reduzindo significativamente a demanda. Este cenário vem sendo bem recorrente desde meados de agosto, o que gera uma preocupação para melancicultores caso os valores continuem em queda. Além disso, a falta de caminhões para o carregamento das frutas continua sendo um problema nesta semana, o que pode ser ainda mais prejudicial para a qualidade, uma vez que as temperaturas seguem elevadas em Goiás, acelerando ainda mais a maturação. Outro ponto a ser relatado é que houve entrada de frutas de outras regiões, como Minas Gerais, Oeste da Bahia, Tocantins e Santa Fé (GO).

Assim, nesta semana, a melancia graúda (>12 kg) foi comercializada à média de R$ 1,05/kg em Uruana, queda de 8,70% em comparação com a semana passada. Já na Ceagesp, as vendas continuaram lentas nesta semana, visto que o clima mais frio prejudicou a saída da fruta. Assim, a cotação da graúda (>12 kg) foi de R$ 2,90/kg no entreposto de São Paulo, declínio de 5,90% ante à semana passada. Para as próximas semanas, as vendas podem ser melhores, uma vez que as temperaturas podem chegar aos 36°C em São Paulo, segundo a Climatempo, podendo favorecer a demanda. Por outro lado, a aproximação do fim de mês pode ser um fator limitante às vendas.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
atacado
Ceagesp
clima
cotação
demanda
GO
goiás
logística
melancia
oferta
preço
qualidade
temperatura
Uruana