Piracicaba, 31 - Após as consecutivas quedas ao longo deste mês, os preços da melancia reagiram nesta semana (27 a 31/05) em Uruana (GO). Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a recuperação foi decorrente do aumento das temperaturas em alguns centros consumidores nos últimos dias de maio e da baixa oferta na região. A melancia graúda (>12 kg) foi comercializada, em média, a R$ 0,73/kg, alta de 10,9% frente à semana anterior.
Com o escalonamento do plantio nos últimos meses, agentes esperam que a oferta siga controlada até o final de junho e início de julho, com um volume significativo entrando no mercado entre agosto e setembro. Assim, a expectativa de melancicultores é de que os preços sigam mais remuneradores nestes outono e inverno.
Vale apontar, entretanto, que a previsão é de que uma nova frente fria chegue ao Sudeste no domingo (02 de junho), reduzindo as temperaturas, segundo a Climatempo. Assim, a saída de melancias pode reduzir ainda mais na próxima semana, impactando os preços.
Fonte: hfbrasil.org.br