Piracicaba, 29 – O plantio de melão, que aumentou em agosto em decorrência do mercado de fim de ano, continuou ocorrendo até meados deste mês de outubro no Rio Grande do Norte/Ceará. Assim, produtores esperam que a colheita ocorra entre novembro e dezembro, quando as exportações brasileiras da fruta se intensificam, principalmente para a União Europeia.
Contudo, vale ressaltar que os primeiros embarques do Brasil não foram positivos como o esperado, resultando em maior oferta no mercado interno e, consequentemente, pressionando as cotações. Em setembro, o maior volume de frutas dentro do País reduziu a margem de comercialização dos produtores, cenário que pode seguir em outubro, caso os acúmulos nos principais centros atacadistas permaneçam.
No mês passado, o preço médio do melão amarelo tipo 6 e 7 foi de R$ 21,48/ cx de 13 kg na praça potiguar/cearense, queda de 7% em relação a agosto. As variedades nobres também se desvalorizaram: o pele de sapo, por exemplo, fechou o mês em R$ 25/cx 13 kg, valor 20% inferior na mesma comparação.
Fonte: hfbrasil.org.br