Piracicaba, 06 – Os preparativos para a safra 2024/25 de melão do Rio Grande do Norte/Ceará estão intensos. Segundo colaboradores do Hortifrúti/Cepea, as negociações com importadores estão ocorrendo – com um leve atraso em comparação com o calendário convencional, mas o que já está se tornando comum nos últimos anos.
De modo geral, a expectativa é animadora em decorrência da boa demanda europeia, causada pela diminuição de alguns plantios locais, como o da Espanha, por exemplo. Assim, a área cultivada do RN/CE pode se manter ou até aumentar um pouco na campanha 2024/25.
O amarelo seguirá como principal variedade plantada. Porém, poderá haver uma redução do cultivo de orange e aumento do pele de sapo, já que este último teve uma alta procura durante a safra passada. Produtores relataram que o plantio teve início em meados de maio e está se intensificando agora em junho, e a colheita está prevista para começar entre julho e agosto.
Cabe ressaltar que as chuvas, que vinham impactando na produção de melão da entressafra potiguar/cearense, se cessaram nas últimas semanas e tendem a continuar em menores volumes nos próximos meses, favorecendo o plantio. De acordo com os produtores, as chuvas durante a entressafra impactaram no desenvolvimento dos melões e aumentaram a incidência de doenças - como, por exemplo, a mancha-aquosa, causada pela bactéria Acidovorax.
Fonte: hfbrasil.org.br