Piracicaba, 22 – O consumo de melão é grande nos países europeus e o Brasil é o principal fornecedor da fruta ao continente. No ano passado, o consumo mundial de melão quebrou o recorde histórico e o volume da fruta consumida foi de aproximadamente 216 milhões de toneladas, segundo notícia do Hortoinfo.
Com isso, as exportações brasileiras também tiveram resultados positivos. Em 2016, apesar da manutenção frente ao ano anterior, o volume de melão enviado foi de 224 mil toneladas (ano civil), resultado recorde de acordo com a Secex (Secretaria de Comércio Exterior). Já a receita foi de US$ 148 milhões, queda de apenas 4% em comparação com 2015 – resultado relacionado à grande competitividade do mercado e ao câmbio.
A União Europeia foi responsável por comprar 96% do melão brasileiro neste mesmo período. No geral, os maiores compradores de melão em âmbito mundial, em 2016, foram os Estados Unidos (32%), os Países Baixos (9%), a França, (8%), o Reino Unido (8%) e o Canadá (7%). Contudo, para os norte-americanos, o maior fornecedor da fruta foi a Guatemala, devido à sua facilidade logística.
Para os Países Baixos, porém, o volume do melão brasileiro predominou e girou em torno de 42%. Para a Espanha, o sétimo comprador neste ranking, a importação correspondeu a 69% da fruta brasileira, demonstrando sua importância neste mercado.
Fonte: Hortoinfo