Piracicaba, 17 - Com o fim das campanhas tardias de Madrid e Castilla-La Mancha, na Espanha, iniciou-se a campanha espanhola de importação de melão em outubro, segundo notícia do Fresh Plaza. E o Brasil se destaca como um grande fornecedor do país há mais de 20 anos, sendo responsável por cerca de 65% de todo o volume importado, com ênfase para o pele de sapo, uma das variedades mais demandadas na Espanha.
Apesar da campanha brasileira começar já em agosto, a Espanha recebe a maior parte dessas frutas entre outubro e fevereiro, quando a oferta local realmente está baixa. Após isso, durante os meses de março e abril, Senegal e países da América Central passam a realizar os envios, havendo maior concorrência com o Brasil e, por isso, é o período em que entramos em entressafra.
Em outros países da Europa, ainda há um certo desconhecimento sobre o pele de sapo, já que estão acostumados a consumir o amarelo e alguns nobres, como o cantaloupe. Assim, o mercado espanhol é extremamente importante para o produtor-exportador de melão pele de sapo do Brasil.
Fonte: HF Brasil e Fresh Plaza