Piracicaba, 21 - Apesar da recente retomada de algumas atividades comerciais em certas cidades, a chegada de uma forte massa de ar polar vinda do Sul do País, que derrubou consideravelmente as temperaturas e trouxe chuva no estado de São Paulo, acabou "segurando" as cotações do melão amarelo na Ceagesp nesta semana (17 a 21/08). Isso ocorreu porque o consumo dessa fruta é mais apreciado em dias quentes e ensolarados.
Assim, mesmo que a entrada de novas cargas esteja limitada pela oferta controlada nas regiões produtoras - no RN/CE, por exemplo, produtores relataram que as exportações restringiram o volume doméstico -, o amarelo tipos 6 e 7 fechou a semana a R$ 29,00/cx de 13 kg no entreposto, manutenção frente à semana passada.
Colaboradores do Hortifruti/Cepea voltaram a relatar que a ampla variação entre os preços mínimos e máximos segue devido às diferentes qualidades da fruta: alguns lotes passaram por períodos de chuva e/ou estão há mais tempo armazenados, implicando na desvalorização dos mesmos frente aos melões ofertados sem avarias.
Fonte: hfbrasil.org.br