Piracicaba, 10 - Na Ceagesp, a comercialização de melão esteve limitada nesta semana (06 a 10/05). Colaboradores do Hortifrúti/Cepea relataram que o ocorrido não era esperado para o período – momento no qual a população está com melhor poder aquisitivo. Além disso, era esperado que o consumo subisse juntamente à alta da temperatura. No entanto, isso não ocorreu e essa diminuição nas vendas está relacionada aos problemas de qualidade.
Mesmo assim, alguns atacadistas conseguiram impulsionar as cotações no período, mesmo que levemente, devido à baixa oferta, sobretudo para aqueles que possuíam melões de boa qualidade. O amarelo tipo 5 a 8 foi vendido por R$ 63,00/cx de 13 kg aumento de 4,5%. Para a próxima semana, é possível que a oferta da fruta diminua ainda mais. Porém, a qualidade pode seguir impedindo maiores valorizações.
NOTA: O CEPEA, que acompanha e analisa de perto as atividades do agronegócio no Rio Grande do Sul, captando as condições socioeconômicas de seus produtores rurais, neste lamentável momento de catástrofe climática, se solidariza com eles - e com a sociedade gaúcha como um todo - diante das substanciais perdas de renda e patrimonial, mas, acima de tudo, das vidas humanas sacrificadas.
Fonte: hfbrasil.org.br