Piracicaba, 31 – A Nanolabs, empresa norte-americana especializada em nanotecnologia, conseguiu aumentar em 40% a produção de melões numa área experimental em Almeria, na Espanha, segundo notícia do portal Fresh Plaza. O processo está relacionado à instalação de ASAR (Adjusted Sodium Adsorption Ratio) ao sistema de irrigação. Esta tecnologia atua fisicamente na água, emitindo um quantum de energia que estimula as ligações de hidrogênio. Como resultado, estes se tornam mais ativos, o que se traduz em um melhor transporte de nutrientes para as culturas e uma melhoria significativa na utilização dos ativos presentes no substrato pela planta.
Segundo agentes locais, o aumento da produção não foi o único benefício do projeto, pois permitiu também melhorar a qualidade dos frutos e reduziu em 20% o consumo de água para irrigação e da utilização de fertilizantes e produtos fitossanitários.
Será que esta novidade seria útil nas produções brasileiras? Na empresa Nanolabs, estudos continuam sendo realizados para promover a sustentabilidade de diversas culturas e demonstrar os grandes benefícios que a nanotecnologia pode oferecer ao setor agrícola.
Fonte: Fresh Plaza