Piracicaba, 27 – O plantio da safra 2018/19 de melão se intensificou neste mês na região de Rio Grande do Norte/Ceará, mantendo o calendário de oferta similar ao da campanha anterior. Assim, a colheita do produto destinado à exportação deve ocorrer em agosto, quando os embarques brasileiros são favorecidos pela entressafra na Europa e pela menor produção da fruta, principalmente na Espanha.
Além disso, as vendas de melão costumam diminuir no mercado doméstico durante o inverno, favorecendo as exportações. Com base nos primeiros contratos firmados, colaboradores do Hortifruti/Cepea acreditam que a quantidade de melão enviada ao mercado internacional deve permanecer estável.
A área alocada à produção da fruta também não deve sofrer alterações, devido aos resultados positivos da campanha passada, que encorajaram produtores a investir. Quanto à remuneração ao produtor, agentes econômicos acreditam que o dólar deve se manter acima de R$ 3,50, devido à instabilidade política no Brasil, sustentando a rentabilidade em patamares elevados na próxima safra.
Fonte: hfbrasil.org.br