Piracicaba, 17 – O planejamento da próxima temporada de melão começou no Rio Grande do Norte/Ceará neste mês. Segundo exportadores, os contatos iniciais estão sendo realizados com compradores europeus e tudo indica estabilidade na produção. Os resultados positivos na safra passada também indicam manutenção dos investimentos.
Atualmente, produtores iniciam o preparo do solo para o plantio – o que deve assegurar o calendário de colheita, previsto para iniciar entre julho e agosto. As frequentes chuvas têm auxiliado esse preparo; porém, o volume de frutas disponíveis na entressafra diminuiu. Assim, em decorrência da maior preocupação quanto à qualidade fitossanitária, produtores que seguiram com o cultivo de melão têm trabalhado apenas com as variedades amarelo e pele de sapo, que são menos suscetíveis às chuvas.
Mesmo com a maior umidade servindo de alento a produtores, a situação hídrica nas praças potiguar/cearense permanece limitada, em especial pela salinização da água. Assim, este cenário pode seguir como entrave para a safra 2018/19.
Fonte: hfbrasil.org.br