Piracicaba, 17 – As exportações brasileiras de melão da safra 2023/24 cresceram em setembro frente ao mês anterior. No entanto, o volume não superou os envios do mesmo mês do ano passado.
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume exportado foi de cerca de 22,5 mil toneladas em setembro, quantidade 263% maior frente a agosto e praticamente igual quando comparada à de setembro de 2022.
Do ponto de vista da receita gerada, o cenário foi mais animador. Somou US$ 18,87 milhões (FOB), alta de 10% na comparação com setembro do ano passado, segundo a Secex. O ocorrido se deve à baixa oferta da fruta na Europa, principal destino brasileiro.
Os principais destinos das exportações do Brasil continuaram os mesmos e, em setembro, foram: Holanda, com 48% do total exportado; Reino Unido e Espanha, com, respectivamente, 37% e 7%.
A expectativa é de que os envios brasileiros de melão continuem crescendo até o final do ano, se mantendo acima, ou na mesma média, dos embarques do ano passado.
Fonte: hfbrasil.org.br e Secex