×
Junho 30, 2016
NOVAS TENDÊNCIAS NO MERCADO DE FRUTAS E HORTALIÇAS
Aumenta demanda na UE por produtos prontos para consumo

Por Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
NOVAS TENDÊNCIAS NO MERCADO DE FRUTAS E HORTALIÇAS Ver fotos

Na Europa, as vendas de frutas e hortaliças em porções prontas para consumo tem crescido e deve seguir aumentando pelo menos até 2020, segundo relatório divulgado pela Nomisma, companhia italiana de estudos econômicos. É a tendência da conveniência. Porções individuais e vendas pela internet também estão aumentando. Os pioneiros nessa tendência foram Reino Unido e Holanda, mas cresce em muitos outros países da Europa, conforme tabela abaixo:

Em geral, essa alta nas vendas de frutas e hortaliças “convenientes” é resultado de investimentos em inovação no cultivo, na colheita e no processamento – frutas sem sementes, produtos fáceis de descascar, vida de prateleira mais longa, embalagens com porções individuais e mix de frutas e hortaliças.

Só na Itália, este mercado ultrapassou 770 milhões de euros em 2015, principalmente as hortaliças – as saladas embaladas representam 75% das compras de produtos hortícolas frescos prontos para o consumo.

As novas tendências para o mercado de frutas e hortaliças frescas ainda são produtos pautados em transparência: alimentos saudáveis, com responsabilidade corporativa (com certificações, rastreabilidade e garantia de qualidade) e conveniência. Esses foram os pontos discutidos em um evento que ocorreu no dia 04 de maio em Roma, na Itália, e no dia 02 de junho em Bruxelas, na Bélgica. O foco é  facilitar o intercâmbio de informações ao longo da cadeia produtiva, aproximando produtores e consumidores e, ao mesmo tempo, promover a inovação de produtos, sobretudo de variedades.

Mas os consumidores estariam dispostos a pagar por isso? Apesar da crise econômica e de produção de várias frutas e hortaliças em diversos países, pode-se dizer que nichos de mercado (com produtos de características exclusivas) ainda estão em alta. Isso porque, mesmo com maiores preços, o sabor e características exóticas são mais importantes. As empresas também devem se posicionar com marcas e embalagens diferenciadas.

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags