Piracicaba, 26 – Em janeiro, é esperada intensificação da colheita de tomate da safra de verão. Em Itapeva (SP), a produtividade e a qualidade vêm sendo boas e a tendência, segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, é de aumento da oferta na região, que atinge pico em janeiro. Além de Itapeva, Caçador (SC), que também deu início à safra em dezembro, terá pico de produção entre janeiro e fevereiro, quando 50% da área total deve ser ofertada.
A expectativa é positiva para o próximo ano, porém, a atenção segue redobrada com as condições climáticas, uma vez que, além da colheita, Itapeva, Venda Nova do Imigrante (ES), Nova Friburgo (RJ), Agreste Pernambucano e Reserva (PR) também realizam o transplantio.
Já em dezembro, houve queda na disponibilidade em alguns municípios, como em Paty do Alferes (RJ), que finalizou a segunda parte da safra de inverno, com preços médios de R$ 24,16/cx - valor 4,7% acima dos custos de produção estimados. Em Venda Nova do Imigrante, a menor oferta está associada ao mau tempo, que prejudicou as lavouras, gerando perdas e tomates fora do padrão de comercialização.
Fonte: hfbrasil.org.br