Piracicaba, 25 – A colheita de tomate de Sumaré (SP), que se iniciou neste mês, segue firme. De acordo com agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, o clima ameno tem possibilitado melhor desenvolvimento das plantas e bom andamento da colheita, assim como do transplantio, que se encerra neste mês. De modo geral, a qualidade dos tomates está satisfatória – apesar de problemas com bactérias, o controle fitossanitário está sendo realizado.
A região de Mogi Guaçu (SP), por sua vez, também iniciou a colheita nos últimos dias e, devido ao clima propício, está com andamento satisfatório. Porém, mesmo que já controlado, algumas lavouras estão mais fracas, com registro de bactérias (xantomonas, que provoca pinta nas folhas). A expectativa para a safra é de que o resultado seja positivo, já que há redução na área de cultivo.
A colheita, em ambas as praças paulistas, deve se intensificar no próximo mês. Em Sumaré, 60% do total produzido estará disponível nos mercados, enquanto em Mogi Guaçu, o volume deve ser de 30%. Assim, o elevado volume poderá impactar as cotações de tomate.
Fonte: hfbrasil.org.br