Piracicaba, 30 - Iniciada em setembro, a colheita de tomate da segunda parte da safra de inverno 2017 de Paty do Alferes (RJ), chegou ao pico em outubro. Assim, neste mês, cerca de 50% da área total foi ofertada. Em setembro, os preços fecharam na média de R$ 26,75/cx para o tomate salada 2A, valor 19% acima das estimativas de gastos dos produtores.
O clima favorável para a produção tem resultado em excedente de oferta na maioria das regiões. Somado a isso, o aumento das temperaturas em setembro contribuiu para a maturação mais acelerada do tomate, o que causou sobras no atacado e pressionou ainda mais as cotações. Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, até o final de setembro não houve forte registro de pragas ou doenças, deixando a qualidade dos frutos satisfatória em Paty.
A colheita da segunda parte da safra de inverno segue até novembro, quando 30% da produção local será colhida. A produtividade média de Paty, em setembro, foi de 4.305 cxs/ha, rendimento 40% maior que o de 2016, que foi um ano de bom desempenho das lavouras.
Fonte: hfbrasil.org.br