Piracicaba, 25 – Na parcial de maio (1° a 21/05), o preço do tomate salada, ponderado pela classificação, está na média de R$ 44,58/cx, valor 40% acima das estimativas de custo de produção. No entanto, no decorrer deste mês, as cotações recuaram sucessivamente – sendo que, na semana passada, atingiram patamares próximos aos custos.
Essa queda dos valores se deve à intensificação da safra de inverno – e a tendência para as próximas semanas é que a oferta aumente ainda mais, já que a colheita deve continuar a todo vapor. O volume só não é maior porque, desde o início da temporada de inverno, as temperaturas têm sido mais amenas, "segurando" a maturação dos frutos.
De forma geral, as condições climáticas têm favorecido a safra: o tempo mais seco garante produtividades mais altas, como na região de Sumaré (SP) – que, em abril, atingiu média de produção de 400 cxs/mil pés. Nas próximas semanas, as regiões de Venda Nova do Imigrante (ES) e São José de Ubá (RJ) também devem iniciar suas colheitas da safra de inverno.
Assim, ainda neste mês, a primeira parte da temporada de inverno 2020 deve chegar a 36% das áreas em colheita.
Fonte: hfbrasil.org.br