Ver fotos
Piracicaba, 13 – A safra de inverno 2017 de Mogi Guaçu, que começou em maio, se encerrou no início deste mês. As temperaturas elevadas e a alta luminosidade aceleraram a maturação dos últimos tomates, resultando em menor oferta nesse final de temporada – o que contribuiu para sua finalização.
A média dos preços praticados na região até outubro (ponderada pela quantidade colhida em cada mês), para o tomate tipo Salada 1A e 2A foi de R$ 35,71. Já os custos de produção da safra foram estimados, em média, a R$ 26,49, resultando em rentabilidade positiva ao produtor (aproximadamente 35% superior aos custos).
Apesar dos baixos patamares de preços em muitos dos meses em que a região ofertou, a elevada produtividade garantiu rentabilidade positiva em quase todos os períodos de colheita. A exceção foi maio, para quem ofertou na segunda quinzena daquele mês, pois a produtividade não esteve positiva e os patamares de preços eram baixos. Para 2018, as atividades de transplantio devem ter início em janeiro, com colheita prevista para abril.
Fonte: hfbrasil.org.br
A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui