Piracicaba, 25 – Produtores do Norte do Paraná devem transplantar 50% dos tomates da segunda parte da safra de inverno de 2017 até o fim deste mês. A região, que compreende os municípios de Wenceslau Braz, São Jerônimo da Serra, Mauá da Serra, Faxinal, Londrina e Marilândia do Sul, deu início às atividades em agosto, com finalização prevista para outubro.
Segundo estimativas do Hortifruti/Cepea, a colheita também deve começar no próximo mês, quando 30% dos tomates da região serão colhidos, com previsão de término para dezembro.
Apesar da produtividade vir acima da média na parcial desse segundo semestre em quase todas as lavouras de tomate, a partir de outubro, até o final da safra em dezembro/janeiro, costuma ser mais chuvoso do que os meses anteriores de início da segunda parte da safra de inverno. Com isso, tomaticultores devem ficar atentos ao clima, uma vez que no início de 2017, chuvas favoreceram a proliferação de bactérias em propriedades com produtividade comprometida na primeira parte da temporada de inverno.
Fonte: hfbrasil.org.br