Piracicaba, 02 – A região de Venda Nova do Imigrante (ES) concluiu a safra de verão de tomates na última semana de junho. A safra teve início em novembro/23, com um pequeno aumento na quantidade colhida, e se estendeu um pouco mais (normalmente se encerra em maio), devido às temperaturas mais altas neste ano, que favoreceram a maior janela de safra para a parte alta do estado. O pico da colheita ocorreu entre março e abril, representando 36% do total ofertado.
Segundo produtores, os resultados obtidos no campo foram positivos, superando a média de anos anteriores. O maior problema enfrentado foi a maior incidência da broca pequena que, no entanto, foi controlada com sucesso, segundo colaboradores do Hortifrúti/Cepea. A produtividade foi, em média, de 360 caixas por mil plantas, enquanto a da safra anterior fechou em 260 caixas por mil plantas.
De modo geral, a qualidade foi boa, acima do esperado, embora nos meses mais chuvosos, como no início do ano, alguns tomates apresentaram manchas, o que é comum para a época. Estima-se que o segmento longa vida represente cerca de 90% do cultivo na safra de Venda Nova do Imigrante, enquanto os demais 10% são de tomate italiano e especialidades.
Fonte: hfbrasil.org.br