Piracicaba, 18 – As chuvas têm sido bastante intensas nas regiões produtoras de uva de Campinas (SP) neste mês de janeiro. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, neste período do ano, a umidade constante pode influenciar no calendário de podas da safrinha na região – com chuvas, a atividade precisa ser adiada para evitar doenças.
As podas de uva para a safrinha se iniciaram no final de dezembro e devem se encerrar em meados de fevereiro para não prejudicar a safra do final do ano, período normalmente de demanda favorável. Parte dos parreirais estava com programação de podas para a semana passada (09 a 13 de janeiro), mas com a chuva, a atividade foi postergada para esta semana. Contudo, novamente precipitações atingem a região, impossibilitando as atividades de campo.
Para a próxima semana, as previsões meteorológicas indicam permanência das chuvas, com 42 mm entre 21 e 27/01, segundo a Climatempo, o que pode novamente dificultar as podas nas áreas onde ainda não foram realizadas. Neste cenário, produtores que ainda não podaram nenhum de seus parreirais, por conta dos atrasos da safra do final de ano, podem até mesmo deixar de produzir na safrinha para evitar estressar a planta, o que influenciaria negativamente na safra do final do ano (safra principal), reduzindo a carga de uvas.
Fonte: hfbrasil.org.br