Piracicaba, 18 – As safras 2023/24 de São Miguel Arcanjo (SP) e Pilar do Sul (SP) chegaram ao fim mais cedo do que o esperado. As altas temperaturas e as chuvas que atingiram o estado de São Paulo foram responsáveis pelo final precoce das colheitas.
Segundo colaboradores do Hortifrúti/Cepea, os menores volumes de uvas disponíveis nas praças paulistas promoveram melhores preços aos produtores locais, e durante boa parte da safra até o momento (ainda existe quantidade residual de uvas), a qualidade é excelente, apesar das questões climáticas. No entanto, por conta da poda verde de niagara realizada por produtores de São Miguel Arcanjo, a expectativa é de manutenção da oferta da rústica, pelo menos durante março.
É importante lembrar que, até o começo do mês de abril, espera-se uma menor oferta de uvas no mercado doméstico, já que a previsão é de início tardio das safrinhas de Louveira/Indaiatuba (SP), Porto Feliz (SP) e Marialva (PR), além de baixa produtividade no Vale do São Francisco (PE/BA), por conta das chuvas.
Fonte: hfbrasil.org.br