Piracicaba, 17 – O preço da uva niagara está aumentando nas centrais atacadistas do País. Na Ceagesp, a média parcial de março (até o dia 13) é 14% superior à de fevereiro, enquanto na ceasa de Campinas, o valor é 40% maior, na mesma comparação.
No geral, a oferta está baixa para suprir a demanda do mercado. A maior parte do volume da variedade é proveniente da região de São Miguel Arcanjo (SP), onde produtores esperam encerrar a colheita nas próximas semanas. Além da proximidade do fim da safra, pesam sobre a oferta de niagara os problemas climáticos que acometeram a região (principalmente chuvas), os quais limitam a qualidade das bagas.
Neste cenário de preços em alta, alguns produtores de Louveira/Indaiatuba (SP) já estão colhendo pequenos volumes referentes à safrinha da região, visando aproveitar o cenário favorável antes mesmo do início "oficial" da temporada, em abril.
Enquanto isso, produtores de Pirapora (MG) e Jales (SP) estão trabalhando nas podas de produção – e as boas condições climáticas estão permitindo ausência de grandes problemas fitossanitários. Assim, a expectativa é de bons volume e qualidade. Para os produtores mineiros, a colheita deve se iniciar em meados de junho/20, enquanto para os paulistas, em julho/20.
Fonte: hfbrasil.org.br