Piracicaba, 14 - Após semanas com baixa demanda, colaboradores consultados pelo Hortifruti/Cepea afirmaram que as expectativas permanecem negativas nas centrais atacadistas de São Paulo. A uva crimson teve média nesta semana (10 a 14/08) de R$ 11,25/kg na Ceasa em Campinas e R$ 9,81/kg na Ceagesp, quedas respectivas de 0,8% e 9,3% frente ao período anterior.
Até então, as regiões produtoras não apresentavam grande oferta de uva, e o mercado interno se mostrou desabastecido, devido, principalmente, à baixa produtividade do Vale do São Francisco (PE/BA). Com o avanço da pandemia de covid-19 no Brasil, a baixa oferta no mercado nacional acabou auxiliando para que os preços não tivessem quedas tão bruscas, diante de restrições na demanda.
No entanto, as expectativas são de que haja recuperação na produção nordestina a partir de setembro, devendo enviar mais volumes ao Sudeste. Além disso, as regiões que ofertam niagara, Jales (SP) e Pirapora (MG), também devem ter maior oferta a partir de setembro. Neste sentido, agentes do setor esperam uma pressão sobre os preços nos próximos meses.
Fonte: hfbrasil.org.br