Piracicaba, 20 – As exportações brasileiras de uvas de mesa estão registrando menor ritmo no primeiro semestre de 2024. No acumulado do ano (janeiro a abril) os envios totalizaram 3,9 mil toneladas, 36% menor do que o mesmo período do ano passado, conforme dados do Comex Stat. Em relação à receita, a redução também foi significativa: recuo de 33% no mesmo comparativo, com o menor desempenho para o período desde 2018.
O excesso de chuvas durante o primeiro trimestre do ano no Vale do São Francisco (PE/BA), maior região exportadora nacional, foi responsável pelo baixo desempenho dos embarques, mesmo com alta demanda internacional. As altas precipitações locais trouxeram danos profundos à produção, resultando em reduzida produtividade e queda na qualidade.
Uma melhora no cenário é prevista apenas para o segundo semestre do ano. Vale lembrar que, por enquanto, produtores da praça nordestina seguem priorizando a comercialização das uvas no mercado nacional, que está apresentando boas margens.
Fonte: hfbrasil.org.br e Comex Stat