×
Uva
Agosto 19, 2024
UVA/CEPEA: Exportações brasileiras caem na parcial de 2024
Baixa oferta reflete no cenário e também eleva importações

Por Isabela Ferraz e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Exportações brasileiras caem na parcial de 2024 Ver fotos

Piracicaba, 19 – Houve queda nas exportações brasileiras de uvas de mesa nesta parcial de 2024 (janeiro a julho). Segundo dados do Comex Stat, o volume total embarcado foi de 5,5 mil toneladas da fruta, queda de 66,7% frente ao mesmo período do ano passado. Já a receita foi 61,3% menor em relação ao ano anterior, somando US$ 15,9 milhões.

O desempenho da exportação foi negativamente afetado pelos baixos volumes e qualidade das uvas, reflexo das chuvas que atingiram o Vale do São Francisco (PE/BA), principal região exportadora, no primeiro quadrimestre do ano, e pelos altos preços das brancas sem semente no mercado interno, fazendo com que muitos viticultores priorizassem as vendas nacionais.

As importações, por sua vez, aumentaram no mesmo comparativo, para compensar a falta de uvas no mercado interno: foram adquiridas 8,2 mil toneladas (+21,9% frente aos mesmos meses do ano passado) e gastos de US$ 17,5 milhões (+62,9%).

Fonte: hfbrasil.org.br e Comex Stat

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
clima
exportação
importação
mercado interno
oferta
qualidade
uva