×
Uva
Julho 23, 2024
UVA/CEPEA: Exportações brasileiras caem no 1º semestre de 2024
Importações, por outro lado, aumentam, deixando a balança comercial das uvas negativa

Por Isabela Ferraz e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Exportações brasileiras caem no 1º semestre de 2024 Ver fotos

Piracicaba, 23 – Houve queda nas exportações brasileiras de uvas de mesa neste primeiro semestre de 2024. Segundo dados do Comex Stat, o volume total embarcado foi de quase cinco mil toneladas da fruta, queda de 68,57% frente ao mesmo período do ano passado. Já a receita foi 64,62% menor em relação ao ano anterior, somando US$ 14 milhões.

Durante a primeira metade do ano, a exportação foi afetada pelos baixos volumes e qualidade das uvas, reflexo das chuvas que atingiram o Vale do São Francisco (PE/BA), principal região exportadora, no primeiro quadrimestre do ano. Outro fator que também refletiu nos embarques foi o alto preço das brancas sem semente no mercado interno, fazendo com que muitos viticultores priorizassem as vendas nacionais, que estão remuneradoras.

Por outro lado, as importações aumentaram em relação ao ano anterior, para compensar a falta de uvas no mercado interno. Ainda assim, os volumes estão abaixo do nível histórico, porém superior aos últimos quatro anos, voltando a ficar com a balança comercial negativa. As importações totalizaram 7,8 mil toneladas (+17,4% frente ao primeiro semestre do ano passado) e gastos de US$ 16,4 milhões (+55,6%).

Fonte: hfbrasil.org.br e Comex Stat

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
balança comercial
chuva
clima
exportação
importação
oferta
qualidade
uva
vale do são francisco
volume