Piracicaba, 30 - Apesar dos entraves produtivos – causados pelas chuvas no primeiro trimestre/24 no Vale do São Francisco (PE/BA) –, as exportações brasileiras de uva tiveram um bom desempenho em 2024.
Conforme dados do Comex Stat, o volume enviado no ano passado foi de 58,9 mil toneladas, recuo de 24% frente ao enviado em 2023 – cenário ainda considerado positivo por agentes, pois a queda poderia ser maior, se não fosse a boa demanda externa, resultante de problemas em países concorrentes, que levaram ao prolongamento dos acordos de exportação para além do período usual e a melhores remunerações. Esse resultado também ocorreu devido à estratégia dos agentes em preservar as parcerias comerciais.
Em dezembro/24, em particular, a quantidade exportada foi de 15,16 mil toneladas, recuo de 12% em relação a novembro/24, mas alta de 39% na comparação com dezembro/2023. Esta redução frente a novembro é comum para o período, mas menor do que a do ano passado, devido à boa demanda externa, reflexo do início tardio da temporada de uvas chilenas.
Neste começo de 2025, a tendência é que os embarques sejam menores, limitando-se à manutenção dos contratos estendidos, visto que não há previsão de curto prazo de recuperação da produção. Há a expectativa de que, ainda neste semestre, comecem as discussões do setor sobre a abertura do mercado chinês.
Fonte: HF Brasil e Comex Stat