Piracicaba, 04 - As exportações de uva do Vale do São Francisco (PE/BA) finalmente se aqueceram, com a chegada da semana 40 (30/09 a 04/10). Este cenário refletiu nos preços internos das sem semente: a arra 15 teve cotação média de R$ 7,16/kg e a BRS vitória, de R$ 6,00/kg, aumentos respectivos de 4,8% e 0,9% frente à semana passada - ambas embaladas.
Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, os maiores pedidos vieram em boa hora, já que, até então, com o ritmo lento das exportações, as uvas estavam sendo enviadas ao mercado interno, que acabou ficando saturado. Vale ressaltar que, diferentemente do ano passado, a Itália, grande concorrente para este mês, está com bons volumes destinados aos envios internacionais, deixando menos espaço para outros países exportadores, como o Brasil.
De fato, os dados divulgados pela Secex (Secretaria de Comércio Exterior) indicam forte queda nas exportações de uva na parcial do segundo semestre (julho a setembro/19): em volume, o Brasil exportou 58% menos do que no mesmo período do ano passado. Apesar disso, produtores estão animados com as próximas semanas, com expectativa de que as exportações melhorem ainda mais.
Fonte: hfbrasil.org.br