Piracicaba, 23 - Na região do Vale do São Francisco (PE/BA), o mercado de uva ficou aquém do esperado nesta semana (19 a 23/08). De acordo com viticultores do NE, o maior volume disponível e as exportações ainda em processo de intensificação fizeram com que as cotações domésticas diminuíssem neste período.
A arra 15 embalada teve queda de 10,7%, fechando a média R$ 8,16/kg. No contentor, a saída foi um pouco melhor, mas tanto a itália quanto a benitaka tiveram preços menores: respectivamente 13% e 7,9%, diante do volume considerável; a BRS vitória caiu 7,7%.
Produtores afirmaram que as uvas estão com boa qualidade e, nas centrais atacadistas, os comentários quanto ao padrão comercial são numerosos e positivos – a dificuldade, porém, está em driblar a sazonalidade da demanda, diante do clima frio e da proximidade do final do mês. As expectativas seguem depositadas nas exportações, já que a atividade é um importante canal de escoamento do volume produzido, o que pode gerar cotações melhores a nível doméstico.
Fonte: hfbrasil.org.br