Piracicaba, 20 – As podas de produção da safra de final de ano 2019/20 em Marialva (PR) estão ocorrendo conforme o calendário planejado, ainda que a região tenha sido afetada por intempéries climáticas. De forma geral, os trabalhos de campo se iniciaram em junho – e, diante do frio do mês passado, as perdas foram numerosas e têm grande relevância sobre o volume total que será ofertado na próxima temporada.
Mesmo diante desse cenário, viticultores da região acreditam que o início da temporada está confirmado para novembro. Já o término, está previsto para a primeira quinzena de janeiro de 2020, caso o clima seja estável.
As videiras que precisaram ser repodadas anteriormente estão em brotação e a colheita desses lotes é prevista para dezembro. Estimativas concretas quanto à produtividade devem ser possíveis no final deste mês, quando produtores farão um mapeamento dos danos, pós-desenvolvimento.
De acordo com as previsões do Sistema Meteorológico do Paraná, as temperaturas mínimas em Marialva devem aumentar – ficando acima dos 18°C a partir do dia 27 deste mês. Chuvas pontuais estão previstas somente para o início de setembro, o que deve ser benéfico à produção.
Fonte: hfbrasil.org.br