Piracicaba, 14 - A oferta de uvas de mesa sem semente continua restrita no Vale do São Francisco (PE/BA). Segundo colaboradores do Hortifrúti/Cepea, apesar de alguns produtores anteciparem a colheita diante da previsão que havia de chuva para o início desta semana, a maioria não adiantou, visto que o volume pluviométrico era baixo. Aqueles poucos que decidiram colher foram os das variedades mais sensíveis, como as brancas e vermelhas sem semente, para evitar possíveis danos nas bagas.
Essa situação de baixa oferta, que deve persistir pelas próximas semanas, tem elevado os preços pagos aos produtores. Embora a precipitação tenha superado a estimativa inicial, atingindo aproximadamente 50 mm em Petrolina (PE/BA) na segunda-feira (11) segundo o Climatempo, a chuva foi pontual, causando impactos mínimos na produção e sem afetar a qualidade até o momento.
Nesta semana (11 a 14/11), os baixos estoques garantiram uma boa movimentação do mercado, até para a BRS vitória, que tinha um pouco mais anteriormente. A média para a branca sem semente embalada Cat 1 foi de R$ 15,27/kg, leve aumento de 2% em relação à semana anterior. Para a BRS vitória embalada Cat 1, a média foi de R$ 13,25/kg (+1%), no mesmo comparativo. Com a oferta ainda limitada, a tendência é de continuidade no aumento dos preços nas próximas semanas.
Fonte: hfbrasil.org.br