Piracicaba, 12 – Os viticultores da região de Jales (SP) estão intensificando as podas das uvas finas e da rústica. Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, o cronograma de colheita deve seguir o padrão, assim, pouquíssimos lotes foram podados em fevereiro. As podas das uvas finas devem se intensificar entre abril e maio, sendo finalizadas até a primeira quinzena de junho. Já as podas da variedade niagara devem ganhar expressividade entre o final de abril e início de maio – em junho, a quantidade de áreas para podar já deve ser bem reduzida, com alguns lotes para realizar a atividade até as primeiras semanas do mês subsequente.
Dessa forma, a colheita para as uvas finas deve começar em julho, enquanto lotes pontuais de niagara podem ser colhidos já em junho. Espera-se que a safra siga até novembro, com pico de colheita entre setembro e outubro para as finas e, no caso da niagara, em setembro. É importante ressaltar que os produtores estão buscando escalonar bem a produção, na tentativa de garantir boas cotações durante toda a safra. Assim, os picos de colheita podem ser menos expressivos que em anos anteriores.
Até o momento, o clima da região não tem favorecido o desenvolvimento de doenças fúngicas, como o míldio, que está sendo controlado. Ainda segundo relatos, com o bom desenvolvimento das plantas, os produtores estão animados quanto à qualidade dos frutos e esperam conseguir boas cotações em 2018.
Fonte: hfbrasil.org.br