Piracicaba, 24 – Um maior volume de produção é esperado para esta safra de final de ano frente à safrinha (meio de ano), na região produtora de uvas rústicas de Porto Feliz (SP). De acordo com produtores consultados pelo Hortifruti/Cepea, a safra deve começar na primeira quinzena de dezembro, em ritmo mais lento, e se estender até março.
A área que foi podada para a colheita neste final de ano é cerca de 30% superior à da safra de meio de ano. Na safrinha, poucos produtores tinham podado, devido à menor rentabilidade obtida em períodos anteriores. Vale destacar que, na safrinha, os gastos são maiores e, normalmente, a produtividade é menor se comparada à da temporada de fim de ano.
Na próxima campanha, produtores esperam que as cotações sejam mais remuneradoras que as obtidas na safra de final de ano de 2016. Isso porque, ao contrário da temporada anterior, a de 2017 não deve se atrasar, sendo que a maior oferta deve ocorrer no período das festas – no início da safra, a caixa de 5 kg de niagara foi vendida entre R$ 8,00 e R$ 12,00.
Fonte: hfbrasil.org.br