Ver fotos
Piracicaba, 12 - A safra 2024/25 de uva de mesa das regiões de São Paulo e do Paraná está começando de forma gradual em novembro. Alguns produtores já começaram a colher os primeiros talhões neste início de novembro nas regiões de Marialva (PR), Louveira/Indaiatuba (SP) e Porto Feliz (SP). Porém, ainda sem grande volume, já que a colheita mais representativa está prevista apenas para a última semana de novembro.
Essa antecipação, ainda que pontual, se deve ao clima quente e chuvoso nas regiões produtoras em outubro, acelerando o enchimento e a maturação das bagas. Embora essa combinação de fatores possa aumentar a incidência de fungos, os produtores relatam que essas complicações fitossanitárias estão controladas.
Enquanto nas praças paulistas a previsão de volume é otimista, perante o retorno positivo dos protocolos de manejo fitossanitários implementados recentemente, na paranaense, prevê-se uma menor produtividade, em decorrência da deriva de herbicidas aplicados nas plantações de soja da região. Embora essa questão esteja mais controlada devido às legislações regionais, ainda causa perdas produtivas que variam entre 5% e 50% dos talhões de uva.
Fonte: Hfbrasil.org.br
A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui