×
Uva
Dezembro 23, 2016
UVA/CEPEA: Safra de fim de ano do PR deve ter oferta limitada
Apenas 10% das podas podem dar frutas até o fim do ano

Por Laís de Souza Marcomini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Safra de fim de ano do PR deve ter oferta limitada Ver fotos

Produtores de Marialva (PR) têm buscado substituir uvas finas por niagara ou núbia, no intuito de aumentar a rentabilidade. Essas variedades são menos exigentes quanto aos tratos culturais, e a núbia, particularmente, é mais resistente ao míldio, doença que afeta a viticultura da região.

Devido ao clima desfavorável neste ano, a produtividade média da uva itália na safra temporã (abril a junho) de Marialva caiu 55% em relação à média de 2015, somando 8,1 t/ha. As cotações médias da variedade, ponderadas pela quantidade colhida por mês, ficaram 2% abaixo do mínimo estimado para cobrir os gastos com a cultura. Esse cenário levou produtores a reduzirem a área, que deve encerrar o ano 10,6% menor que a de 2015, podendo cair ainda mais em 2017.

Para a safra de final de ano do estado do Paraná, o inverno rigoroso e mais extenso prolongou as podas, que ocorreriam entre julho e agosto, até setembro. Produtores que precisaram refazer as podas obtiveram baixa carga de frutas e muitos galhos. A estimativa é que apenas 10% das podas refeitas deem frutos que serão ofertados de novembro a dezembro. Além disso, algumas áreas já não foram podadas em decorrência dos prejuízos da safra temporã/16.

Assim, a produtividade da temporada de fim de ano tende a ser inferior à esperada. Por outro lado, segundo alguns produtores, se os preços da uva se mantivessem elevados durante todo o período de colheita, os prejuízos poderiam ser amenizados.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
cotação
fim de ano
HF Brasil
HFBrasil
Hortifruti Brasil
natal
Paraná
preço
produção
safra
uva