Piracicaba, 22 – A safra 2017 de uva de Jales (SP), iniciada na última semana do mês de junho, foi encerrada na semana passada, tanto para as variedades finas quanto para a niagara. Pouquíssimos lotes ainda serão colhidos até o fim desta semana (20 a 24/11).
Neste ano, os preços médios da itália foram de R$ 3,16/kg, valor 30% menor em relação à safra de 2016. Para a niagara, a situação foi parecida – a média desta temporada foi 27% inferior à da anterior.
Se no ano passado a produção foi afetada pelo excesso de chuvas em setembro, neste, o problema foi a falta delas. Por outro lado, a menor quantidade de precipitações demandou menores gastos com pulverizações – que foi um dos fatores que contribuiu para a redução da média do custo unitário em 2017 (o valor mínimo estimado pelos produtores para cobrir os gastos para a produção de um quilo da fruta foi 37,7% inferior ao do ano passado para a uva niagara).
Dessa forma, mesmo com os menores preços neste ano, a rentabilidade foi positiva. É importante ressaltar ainda que, no ano passado, os custos também foram incrementados por investimentos em novas estruturas de irrigação por parte considerável dos produtores.
Fonte: hfbrasil.org.br