Piracicaba, 05 - Na noite de quarta-feira (03), produtores do Vale do São Francisco (PE/BA) enfrentaram alto volume de chuvas, e a região ultrapassou a média histórica de precipitações entre janeiro e abril desde 2004, segundo um balanço feito pelo secretário de segurança pública de Petrolina (PE), Luiz Cláudio Pimentel. Em um período de oito horas, mais de 100 mm de chuva já foram registrados na cidade, sendo decretada situação de emergência.
Segundo colaboradores do Hortifrúti/Cepea, as precipitações foram responsáveis pela inundação de algumas roças de uva em Petrolina (PE), e produtores ainda estão avaliando os prejuízos, com relatos de parreirais entortando após as chuvas e precisando ser reerguidos. A previsão é de continuidade dos impactos negativos na produtividade, agravada pelo alastramento de doenças fúngicas e rachaduras nas bagas. Segundo o Inmet, são esperadas pancadas de chuva na região até a próxima semana, o que mantém o setor em alerta.
Quanto aos preços, a negra sem semente no contentor se valorizou (32,10% frente à semana passada), vendida por R$ 9,25/kg nesta semana (1º a 05/04), por conta da baixa oferta. Já a branca sem semente embalada teve média de R$ 15,68/kg, recuo de 1,90% no mesmo comparativo.
Fonte: hfbrasil.org.br