Piracicaba, 25 - As chuvas ocorridas no fim da semana passada voltaram a preocupar os viticultores do Vale do São Francisco (PE/BA). Embora os danos tenham sido pontuais, a possibilidade de um novo ciclo de chuvas intensas gera incertezas. Segundo colaboradores do Hortifrúti/Cepea, o comportamento climático nas próximas semanas será crucial para determinar o impacto nas produções futuras, especialmente para variedades mais sensíveis, como as brancas sem semente.
Em relação ao mercado desta semana (21 a 25/10), os produtores continuaram fazendo ajustes nos preços da BRS vitória, devido ao aumento do volume colhido na última semana, como forma de minimizar os efeitos da chuva na qualidade, que segue satisfatória. Assim, a variedade embalada Cat 1 foi vendida por R$ 12,07/kg na região, baixa de 10,1% em relação à semana anterior.
Já para a branca sem semente, a oferta seguiu limitada pelas exportações. Para essa variedade, foram observadas rachaduras e manchas nas bagas que estavam próximas ou no ponto de colheita, devido às precipitações – cenário que afetou as vendas nas roças e também em alguns atacados. A branca sem semente embalada Cat 1 registrou um preço médio de R$ 14,00/kg, queda de 1,8% na mesma comparação.
Fonte: hfbrasil.org.br